Home » Informação » Esquema de corrupção política envolve executiva da Disneylândia

Funcionária de resort da Disney integrou caso de tráfico de influência que derrubou prefeito de Anaheim, na Califórnia

Um escândalo de corrupção derrubou o prefeito de Anaheim, na Califórnia, e atingiu de raspão a reputação do Grupo Disney. Uma investigação federal revelou que uma das principais executivas do parque temático Disneylândia se envolveu com o esquema de tráfico de influência política na cidade.

Um relatório do FBI (Departamento de Investigação Federal) enviado à Justiça da Califórnia identifica uma corporação como ‘Empresa A’, mencionando uma funcionária que ajudou a organizar reuniões entre o governantes de Anaheim com líderes de negócios.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal, a ‘Empresa A’ é a Disney e a funcionária em questão é Carrie Nocella, chefe de Assuntos Externos do Disneyland Resort. No entanto, de acordo com o jornal norte-americano, o grupo e a executiva não foram acusados formalmente de irregularidades.

“Acreditamos que agimos totalmente de acordo com a lei e estamos preparados para cooperar com as autoridades se assim o solicitarem durante a investigação”, disse um porta-voz da Disney ao Wall Street Journal.

O FBI alega que Nocella era líder de um grupo que organizou um retiro dentro da propriedade do resort que inclui a Disneylândia, reunindo empresários da região e membros do Conselho Municipal de Anaheim. No encontro teriam sido discutidos atividades irregulares.

A investigação do FBI é centrada em Todd Ament, executivo-chefe da Câmara de Comércio de Anaheim, acusado de uma série de desvios de fundos municipais, entre outras irregularidades. O mesmo esquema revelou que o prefeito da cidade, Harry Sidhu, recebeu contribuições políticas ilegais ao atuar para superfaturar o valor de venda do estádio de beisebol local. O político renunciou ao cargo na terça-feira 24.

Inaugurado em 1955 em Anaheim, a Disneylândia foi o primeiro parque temático construído pela companhia. Foi a única estrutura do gênero projetada e supervisionada por Walt Disney, criador do grupo de entretenimento.

 

Fonte: R7 – Revista Oeste Foto: Reprodução

Eu Quero a Record